quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Responsabilidade social para crianças e adolescentes.

É fundamental o trabalho de organizações sociais que atendem diretamente populações e/ou regiões com altos índices de vulnerabilidades socioeconômicas.  A articulação destas instituições com as famílias de seus atendidos, comunidades locais, escolas, órgãos públicos e empresas privadas realmente comprometidas com os preceitos de responsabilidade social, fortalece a idéia da co-responsabilidade de todos em somar esforços para oferecer oportunidades às crianças e adolescentes, assegurando os direitos estabelecidos pelo ECA . A participação destes atores sociais utilizando suas habilidades e competências em prol dos projetos, favorece a criação de um trabalho em rede trazendo novos recursos técnicos e financeiros para os programas desenvolvidos. 
Neste contexto, realizar ações que incentivem a participação de crianças e adolescentes em diferentes espaços de aprendizagem é validar o conceito de formar para transformar. Esporte, arte-educação, incentivo à leitura, educação profissional entre outras atividades, estimulam o desenvolvimento de múltiplas potencialidades desde a primeira infância até a fase adulta.  A idéia é viabilizar o aprimoramento do senso crítico e criativo, a utilização da tecnologia da informação como ferramenta para a interatividade e pesquisa, bem como, a participação ativa e cidadã das crianças e adolescentes como protagonistas na transformação da realidade em que estão inseridos.  

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